www.Ibama.Gov.Br


Atualmente, uma grande parte do conhecimento que o brasileiro tem a respeito da conservação e preservação do meio ambiente, sustentabilidade, extinção, e trafico de animais entre outros,  essas idéias foram fundadas na mente das pessoas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). A finalidade é conscientizar as pessoas  que os recursos naturais devem ser utilizados com racionalidade para obter-se o máximo de desenvolvimento, porém, com o máximo de conservação e preservação, visando sempre sua manutenção para as gerações futuras.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, nasceu com a Lei nº 7.735/89. Porém para isso, a Sema teve um papel muito importante na elaboração da Lei 6938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. A Política, além de objetivar a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental, visa também assegurar o desenvolvimento econômico, mas com racionalidade de uso dos recursos naturais

Na realidade, indiretamente, a criação do IBAMA é a prova de um longo caminho de conscientização, que teve como iniciativa , a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada na Suécia, em 1972. Após o evento, houve muita pressão da sociedade e internacional para que o Brasil passasse a fazer a gestão ambiental de forma integrada. Como resposta ao compromisso brasileiro assumido junto à Conferência de Estocolmo, surgiu a Sema em 1973, que realizou, nos anos seguintes, todo um trabalho de criação e atualização do marco regulatório da área ambiental.

O IBAMA, já completa 23 anos de trajetória, que vem dando respostas aos desafios que se comprometeram em realizar. Em 1989, quando foi criado os temas ambientais foram alcançando novos horizontes. Já em 1998, a Lei dos Crimes Ambientais, em 1999, a lei que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, em 2000, a que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e em 2006, a Lei de Gestão de Florestas Públicas, o que resultou em grandes mudanças e novidades no meio ambiental.

Atualmente, o IBAMA é uma instituição de excelência para o cumprimento de seus objetivos institucionais relativos ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

Para mais informações acesse, http://www.ibama.gov.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*