www.CocaCola.com.br


A Coca-Cola é uma marca mundialmente conhecida nas mesas de refeição apesar de ter sido concebida como um remédio para dores de cabeça com base em extrato de noz de cola, que pela sua alta concentração de cafeína se tornaria um elixir para o cérebro. O refrigerante, ou pelo menos a ideia para o produto que temos hoje, surgiu com a venda do xarope de noz de cola com água gaseificada nas farmácias, ainda no fim do século XIX.

cocacola

Engana-se quem acredita, no entanto, que a criação acidental da Coca-Cola transformou o seu inventor, John Pemberton, em um homem rico e dono de uma marca importante da noite para o dia. Nos seus primeiros anos, embora tivesse conquistado um público local pequeno, a Coca-Cola não se tornou famosa. Quando o seu inventor vendeu a fórmula a outro farmacêutico, Asa Griggs Candler, foi quando a engrenagem do sucesso começou a rodar.

Candler, que se tornou o primeiro presidente da Coca-Cola Company, investiu em estratégias de venda que hoje em dia seriam muito comparadas ao marketing de guerrilha, a presença firme do produto em todos os pontos onde ele queria que ela fizesse sucesso e, principalmente, um trabalho para criar solidez para a marca “Coca-Cola” pode ser apontada como os principais fatores do sucesso.

Os tempos mudaram, para os negócios e socialmente, as estratégias de marketing criadas foram ganhando corpo e uma área inteira dedicada à elas, ainda assim, podemos dizer que o investimento em marketing é o principal responsável pelo sucesso da Coca-Cola Company, que hoje é responsável pela marca de 20 produtos, apenas no Brasil, onde a marca atua em sete segmentos da industria de bebidas não alcoólicas. No mundo todo são centenas de produtos Coca-Cola, pois a marca se adapta as necessidades e desejos de cada novo mercado.

Entre as ações de marketing da empresa que mais fazem sucesso estão, certamente, as promoções. A Coca-Cola sempre foi lembrada por seus brindes, como os ursos polares que foram sua marca registrada nos anos 90. Como patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014, que ocorrerá no Brasil, a empresa ainda não divulgou nenhuma promoção, mas tem feito uma campanha maciça para renovar a esperança do povo nos jogos do mundial, com a campanha “A copa de todo mundo”.

Apesar de, atualmente, não existir nenhuma promoção da Coca Cola Brasil ativa, muitas mensagens são enviadas como spams, em e-mails e através de sms, para os clientes que ficam confusos. Na página oficial da empresa há uma área reservada a todo tipo de dúvida causada por esses equívocos: http://www.cocacolabrasil.com.br/verdades-e-boatos/

Comments are closed.