www.CesGranRio.Org.Br


A Fundação CesGranRio nasceu como uma associação pioneira entre 12 instituições universitárias, e que a partir disso criaram o Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio, o que ocorreu na década de 70. O Centro logo foi conveniado com o Ministério da Educação e Cultura, que na época tinha como Ministro o senador Jarbas Passarinho.

No comando do professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, o CesGranRio inovou e começou a implementar os primeiros vestibulares unificados da história do Brasil. Com o êxito alcançado nos primeiros exames, a Universidades que faziam parte do convênio solicitaram ao ministério da educação a criação de uma fundação autônoma que se dedicasse permanentemente à organização dos exames de acesso ao ensino superior. Assim, surgiu a Fundação CesGranRio como é hoje.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, a Fundação passou a ser chamada para colaborar com órgão governamentais federais, estaduais e municipais de todo o país nas áreas de pesquisa, seleção e treinamento de recursos humanos e concursos públicos. Um exemplo foi o concurso público para seleção de recenseadores para o IBGE, um dos maiores realizados pela fundação, com provas aplicadas simultaneamente em todos os municípios do país.

Com um sistema moderno e sempre atualizado de processamento de dados, hoje a CesGranRio tem as leitoras óticas mais avançadas do país, e por isso pode divulgar os resultados de seus exames em duas semanas.

Além de colaborar com órgãos públicos para tornar o ingresso em um cargo público um processo adicional mais prático para todas as partes envolvidas, a Fundação CesGranRio também é, até hoje, responsável pelo exame vestibular de várias faculdades.

Entre os seus exames recentemente publicados, entre concluídos em andamento, podemos citar o vestibular para o 1° semestre de 2012 das universidades Anhembi –   Morumbi, Faculdade de Medicina de Petrópolis, e PUC 2012, além do processo Unificado. Em 2011 a fundação colaborou com os vestibulares PUC 2011, Anhembi-Morumbi e Universidade Gama Filho. Agora, em 2013, a mesma colaborou com o vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis, com a PUC e com o vestibular Unificado.

No sistema de exame Unificado são pleiteadas vagas nas universidades FASE, UCP, FMC, FMP, UGF E USU.

Comments are closed.