Tribunal Regional do Trabalho


Os Tribunais Regionais do Trabalho que são ao todo, vinte e quatro distribuídos pelas principais capitais brasileiras, atuam juntamente com o Tribunal Superior de Trabalho, que é a mais alta instância trabalhista, sendo ambos responsáveis por processos trabalhistas.

Destaques Jurídicos

No portal online do Tribunal Regional do Trabalho, é possível visualizar as notícias referentes aos mais importantes processos trabalhistas, que ganham amplitude midiática, como o caso em que uma comissária de bordo da extinta Varig, ganhou o processo contra a empresa e será indenizada em vinte mil reais, devido a um pouso forçado que causou traumas na funcionária. A funcionária passou a apresentar um quadro de doença psiquiátrica com sintomas de angústia, ansiedade e tentativas de suicídio.

trt

O Portal

Através do portal do Tribunal Regional do Trabalho é possível fazer consultas processuais, visualizar boletins de jurisprudência e diversos outros serviços oferecidos pelo portal, referentes as atividades do Tribunal. Ainda é proposto que seja feito uma conciliação de acordo entre as partes envolvidas em processos trabalhistas, enviando os nomes das partes juntamente com o número do processo, para que seja realizada a conciliação sem maiores transtornos jurídicos. Também há a possibilidade de ser visualizado o plantão dos desembargadores e juízes que atuam no Tribunal, assim como endereços e telefones de utilidade pública.

Política socioambiental

Um dos projetos consiste em implantar a leitura do material jurídico didático em audiogravações destinadas a pessoas com deficiência visual. Além disso são exibidos vídeos culturais visando o estímulo de novos interesses aos servidores, assim como também foi implementado a coleta seletiva do lixo, o uso do papel reciclado, o contracheque eletrônico para visualização sem impressão e a prática de alongamentos e pausas durante o expediente, além de uma biblioteca livre, onde é possível ler diferentes títulos e trocar ao fim da leitura. Foram implantados os usos de canecas para que evitasse os copos descartáveis que além de representar alto custo para reposição diária, o lixo se tornasse menor excluindo esta prática. O Tribunal ainda incentiva seus servidores na campanha de doação de agasalho, assim como chama os cidadãos para que contribuam e doação de sangue.