Exame Admissional


O exame admissional é uma avaliação médica realizada antes da assinatura do contrato de trabalho de qualquer trabalhador independente da profissão ou atividade que será exercida. Ela é obrigatória e realizada por um Médico especializado na área de Medicina Ocupacional.

Objetivos

Seu objetivo é atestar tanto a empresa quanto ao trabalho que o mesmo está apto, ou seja, em plenas condições físicas para exercer as atividades para a qual está sendo contratado.

medico

Geralmente o exame é um dos últimos passos antes da assinatura do contrato de trabalho e mesmo que o resultado não seja 100% apto, muitas vezes às empresas apenas solicitam ao trabalhador que o mesmo tome os medicamentos prescritos.

Importância

Sua importância vai desde comprovar que o trabalhador está com sua saúde “em dia” até que se ocorrer algum problema de saúde com o mesmo e essa doença ou trauma tenha sido causada pelo seu serviço, o trabalhador pode comprovar que a causas estão naquele trabalho, pois quando foi admitido não tinha nada que o torna-se inapto ao exercício da profissão.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Pelo lado da empresa, a mesma tem a garantia que o trabalhador não teve alguma limitação em seus empregos anteriores.

Como Funciona

O exame é muito simples e geralmente o médico faz uma entrevista onde questiona sobre doenças ou licenças médicas anteriores, se o mesmo toma algum medicamento controlado ou sofre de algum mal estar rotineiro. Durante a entrevista o médico preenche um formulário com as informações prestadas pelo paciente.

Logo após o preenchimento completo passa-se ao exame clínico que consiste em medir a pressão arterial, verificar os batimentos cardíacos, entre outros procedimentos.

Veja que dependendo da empresa onde você for trabalhar alguns outros exames adicionais são necessários para a liberação do Atestado Médico de Capacidade Funcional. Geralmente, indústrias solicitam de seus trabalhadores exames de visão, raio X do tórax, algumas solicitando exames de sangue, entre outros.

Fique atento quanto ao pagamento de todos os exames, pois os mesmos devem obrigatoriamente serem pagos pela empresa, assim como são proibidos por lei a solicitação de exames de gravidez, de esterilização e de AIDS.

Ao final da entrevista, do exame clínico e apresentação, caso tenha sido solicitado, dos demais exames ao médico o mesmo emite um Atestado Médico de Capacidade Funcional, documento este que comprova que o trabalhador passou pelo exame.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*