O que é a Dinâmica de Grupo? Saiba como se portar


A dinâmica em grupo é algo que é bastante utilizado nos processos seletivos, assim como também para a realização de trabalhos em universidades, porém, você que já ouviu falar na Dinâmica de grupo sabe o que é e para que serve, e o mais importante, saber como é que se deve se comportar em uma.

Dinâmica em grupo

Dinâmica de grupo
Dinâmica de grupo

A dinâmica é uma espécie de exercício que é realizado por empresas e também em alguns cursos para que haja interação em um determinado grupo. Assim como também é possível ser utilizado para que uma pessoa responsável por seleção de funiconários para conhecer um pouco mais sobre os candidatos que entrevista, verificar como eles se portam em determinadas situações, para que desta forma, entenda se as pessoas escolhidas realmente são no perfil adequado para assumir o posto ao qual foram convidados, ou que serão convidados.

Como é feita

dinamica-grupo-2

Normalmente a dinâmica de grupo é realizada da seguinte forma: há uma pessoa responsável pela orientação da dinâmica, e há um ou mais grupos de pessoas que podem ou não se conhecer. A pessoa responsável pela organização deve passar um tema para os grupos, e eles devem desenvolver este tema em forma de apresentação,podendo ser através de teatro, de música, ou até mesmo de explicação básica, porém, oral.

Como se comportar

dinamica-grupo-3

Antes de mais nada, é necessário que se entenda que na realidade, a dinâmica não é feita para que você passe vergonha, ou para que as demais pessoas lhe analisem, ela é feita para que você seja analisado para verificar se é ou não apto para determinado cargo, sendo assim, esqueça as outras pessoas e foque no seu grupo.

Tenha bastante atenção ao tema que é oferecido ao grupo, e procure ter boas idéias, e discutí-las com o seu grupo para verificar se é realmente a ideia ideal para ser utilizada, ou se há outras que são melhores do que a sua, e se houver, não se preocupe, pois o que será analisado é se você sabe trablahar em grupo, sabe aceitar novas idéias entre outros requisitos importantes para uma empresa.