Demissão Direitos – Saiba quais são seus direitos em caso de Demissão


Adquirir um emprego de qualidade é com certeza o sonho da maioria das pessoas, justamente por isso os profissionais estão sempre procurando novos cursos com a finalidade de atender as necessidades impostas pelas grandes empresas. Isso é algo bastante comum atualmente, porém durante o tempo o profissional pode perceber que a empresa que está trabalhando pode não oferecer o que ele esperava, além disso, algumas confusões com outros funcionários ou até mesmo com o proprietário pode fazer com que o laço profissional fique fraco, quando isso acontece o mais comum é o profissional ser demitido.

Direitos – Demissão

Porém todos os profissionais tem direitos em caso de demissão, mas devem estar cientes de que existem duas formas de demissão, a primeira é a demissão por justa causa, que como o próprio nome já diz, o profissional é demitido por alguma causa que pode ser justificada, como no caso de uma falta de compromisso ou não cumprimento das obrigações impostas por determinado cargo. Mas também existe a demissão sem justa causa, nesse caso o profissional é demitido, porém não existe nenhum motivo para sua demissão, pois o mesmo cumpriu todas as suas obrigações enquanto trabalhou.

A demissão por justa causa diminui muito os direitos do profissional, o valor de seu acerto é bem menor, sendo que na maioria dos casos o profissional prefere fazer um acordo para não prolongar ainda mais o “assunto”. Já no caso da demissão sem justa causa o profissional acaba tendo maior direito durante o acerto, conseguindo adquirir um alto valor nesse acerto, sem contar que nesse caso quem procura acordo é a empresa, sempre com a finalidade de diminuir o valor do acordo.

Mais informações

O profissional devidamente registrado com carteira assinada também tem direito a outros benefícios em caso de demissão, o seu FGTS já estará devidamente depositado em sua conta junto a Caixa Econômica Federal e esse profissional também terá direito ao seguro desemprego, outro benefício previsto por lei. Em todo caso se você estiver com dúvidas procure um advogado trabalhista para cuidar de seu caso ou para que tire suas duvidas.