Cultura Organizacional


Quem trabalha em empresas já deve ter ouvido falar no conceito de cultura organizacional, que tem se destacado cada vez mais no meio corporativo. Trata-se do conjunto de crenças, regras e valores aplicados em uma organização. Desse modo, a cultura organizacional serve para que você sabia como agir no ambiente de trabalho, sem ir contra a imagem da empresa.

Quem deu o pontapé inicial para a divulgação da cultura organizacional foi Edgar Schein, para quem esse conceito de Ciências Sociais é formado pelos seguintes níveis de conhecimento: pressupostos básicos, ou seja, as crenças incorporadas pela empresa; os valores, que contemplam os princípios e as normas que devem ser seguidos pelos trabalhadores; e artefatos, que consistem em resultados das ações que se baseiam nas características que modelam o funcionamento da companhia.

A formação de uma cultura organizacional ocorre quando a empresa define mensagens que funcionam como guia para que os funcionários saibam qual é a identidade da organização. Tais mensagens podem ser disseminadas a partir de meios formais, como avisos oficiais, ou por meios informais, incluindo tópicos em comunidades virtuais sobre a empresa, por exemplo.

Mudanças na Cultura Organizacional

1. Objetivos claros

Para realizar alterações em sua cultura organizacional, é necessário determinar quais são os objetivos da empresa. Além disso, você deve repassar esses objetivos de maneira clara para os outros membros da companhia, a fim de facilitar o alcance das metas. Ao fazer reuniões regulares e enviar avisos para relembrar quais são os seus objetivos, os outros funcionários permanecerão mais focados, garantindo melhores resultados.

2. Comunicação integrada

Modificações na cultura organizacional só ocorrem com eficiência quando a comunicação é integrada, logo, é importante manter um canal de diálogo aberto e sincero com todos os setores da empresa. Mais do que isso, a comunicação externa também deve permitir que fornecedores e outras pessoas fora do ambiente corporativo estejam informadas a respeito de novidades que as interessam.

3. Incorporação de novas ideias

Na hora de elaborar projetos, recomenda-se estar aberto para a incorporação de novas ideias, com o intuito de possibilitar uma renovação constante da empresa. Por isso, é fundamental incentivar os funcionários a colaborarem com suas posições sobre o futuro da empresa, adaptando as normas e os valores com o auxílio dos próprios funcionários, que são as pessoas mais afetadas por mudanças na cultura organizacional.

4. Valorização dos trabalhadores

Quando os funcionários de uma organização se sentem valorizados, a chance de haver uma participação mais motivada é muito maior. Portanto, a cultura organizacional deve incluir medidas capazes de melhorar a forma como os trabalhadores se veem na empresa. No caso de alterações, é possível assegurar essa valorização por meio de rodízios de funções, além de regalias de acordo com o desempenho profissional de cada pessoa. Além disso, o desenvolvimento de um plano de carreira proporciona um grande estímulo para os funcionários, especialmente em empresas de grande porte.

5. Atualização dos conhecimentos

Se a sua cultura organizacional não incentivar a atualização constante dos conhecimentos dos funcionários, os resultados das suas ações serão menos produtivos. Desse modo, mudanças precisam sempre propiciar a atualização dos trabalhados, para que estes sejam capazes de agir sem ficar para trás da concorrência. Por conta disso, estabeleça como norma a obrigatoriedade de cursos e aperfeiçoamentos, o que fará a empresa crescer como você deseja.

6. Seleção de novos funcionários

Outra mudança na cultura organizacional diz respeito à seleção de novos funcionários. Os critérios para o recrutamento de profissionais requer atualizações regulares, pois o mercado está sempre se alterando. Os valores da empresa devem estar disponíveis para que candidatos a vagas saibam como se comportar, tanto na fase de seleção quanto no período em que estiverem atuando na companhia. Assim, você evitará problemas relacionados a inadequações comportamentais em relação aos princípios seguidos pelos funcionários da empresa.

Qual é a importância da cultura organizacional para o seu ambiente de trabalho? Aproveite a seção de comentários abaixo para deixar seus relatos sobre as dificuldades para modificar e implantar novidades no conjunto de valores pregados por sua empresa. Além disso, não se esqueça de nos contar suas experiências ligadas à adoção de novas práticas para melhorar os resultados do seu negócio a partir de instruções diferentes para os funcionários da companhia.

Comments are closed.