Como Renovar CNH em SP


Sempre que existe a necessidade da renovação de alguns documentos, ficamos na dúvida de quais documentos levar e muitas vezes temos que retornar ao local responsável mais de uma vez. Isso é cansativo e se você tem pouco tempo livre, um infortúnio bem grande. A renovação da carteira de motorista em São Paulo possui um dos métodos mais simplificados do Brasil. O serviço pode ser feito tanto no DETRAN como nas unidades de atendimento do PoupaTempo.

Primeiro e importante passo

Devido ao grande número de motoristas habilitados em São Paulo, você só conseguirá renovar sua CNH com um pré-agendamento. Para quem reside na capital basta acessar o link http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/ e efetuar o agendamento. Caso você more no interior o estado, o procedimento é o mesmo porém o link para agendamento é esse https://interior.e-cnhsp.sp.gov.br/.

É importante lembrar que você tem que estar na cidade da sua CNH para fazer esse procedimento.

Documentos Necessários

Você precisará de alguns documentos para fazer essa solicitação. São esses:

  • 1 foto 3×4 recente (não precisa ser datada) e com fundo branco.
  • CPF original
  • CNH a ser renovada, original.
  • Cópia de um comprovante de residência. Pode ser conta de água, luz, banco, telefone, etc.
  • Resultado dos exames médicos. (vamos explicar como obter mais abaixo)

Munido de todos esses documentos, você só precisa se deslocar até o posto do PoupaTempo ou Detran que foi agendado a sua renovação de CNH

Passo a Passo

  1. Com o agendamento feito, compareça no local e hora agendada para dar início ao processo com seus principais documentos. Será indicado o local para a realização do exame e obter a guia para realização dos exames.
  2. Em uma das clínicas credenciadas, realize o exame médico efetuando o pagamento de uma taxa de R$ 60,85.
  3. Pague a taxa da renovação da sua CNH nos banco credenciados.
  4. Com o resultado do exame e a taxa paga, retorne ao posto de atendimento com os comprovantes para finalizar o procedimento.
  5. Após o prazo solicitado pelo órgão, retire a sua nova CNH ou aguarde em casa caso tenha solicitado receber pelos correios.

Lembrando que andar com a sua carteira de motorista vencida, acarreta multa e suspensão do direito de dirigir.

Comments are closed.