Como Calcular o IMC


O que é o IMC?

Muitas pessoas já ouviram falar do IMC ao menos uma vez na vida, nas aulas de biologia ou educação física do colégio, mas como não é um assunto cotidiano, muitos se esquecem do que se trata a sigla e de sua importância no universo da saúde.

O Índice de Massa Corporal – IMC é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está em seu peso ideal. O cálculo foi desenvolvido no final do século XIX pelo cientista Lambert Quételet, esse método é tido como fácil e rápido para calcular uma média do nível de gordura corporal de uma pessoa, embora não seja minuciosamente preciso, mas é o método mais aceito pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

Há, claramente,alguns problemas em se verificar o índice de massa corpórea através do cálculo de IMC e atribuir isso à gordura que o corpo mantém, pois, por exemplo, uma pessoa musculosa, como um fisiculturista, pode apresentar alto indicie de massa corporal e, no entanto, não ser uma pessoa gorda. Nesse caso, a massa será atribuída aos seus músculos.

Calculo e Classificação

O cálculo de IMC é muito simples e não exige nenhum conhecimento matemático avançado. Para conseguir obter o número de IMC basta dividir a massa do corpo pelo quadrado da altura o individuo. O número gerado por essa conta é preciso ser consultado em uma tabela para sua classificação.

Há uma pequena diferença de classificação na tabela, para a qual IMC abaixo de 18,5 é considerado abaixo do peso, para 18,5 até 25 considera-se que o individuo é saudável, até 29,9 considera-se um sobrepeso. A partir de 30 o IMC já é considerado como obesidade, que pode ser classificada em níveis.

No entanto, como já dito antes, o IMC não é um cálculo preciso. Para crianças e idosos, por exemplo essa tabela pode não valer. Para idosos é um costume médico utilizar outros parametros de medição e no caso das crianças o cálculo de IMC constante, arquivado como gráfico, pode ajudar a saber um pouco do futuro da sua saúde.