Como Calcular Décimo Terceiro – 13o Salário


O décimo terceiro salário é uma gratificação instituída por lei trabalhista aqui no Brasil. Esse salário extra é pago sempre ao final de cada ano, por isso é considerado uma bonificação de natal para funcionários com contrato vigente que trabalhem por mas de 15 dias regulares no mesmo mês.

Apesar de quase todos os trabalhadores terem direito a esse benefício, ainda existem algumas dúvidas, principalmente sobre como calcular o que vai receber no final de cada ano. Então pensando nisso, vamos explicar da melhor forma possível tudo sobre cálculos do décimo terceiro e mais algumas dúvidas.

Quem inventou e quem tem direito

Políticas semelhantes podem ser encontradas ao redor do mundo e buscando sempre o benefício dos trabalhadores assalariados, durante o governo de Getúlio Vargas, foi instituída a obrigatoriedade do pagamento desse salário extra. O 13º salário equivale a 1/12 avos de cada mês trabalhado por mais de 15 dias e na mesma empresa. De acordo com a lei, ele pode ser pago integralmente no final do mês de dezembro ou em duas parcelas sendo uma no mês de junho ou julho e outra em dezembro.

Esse salário extra é um privilégio aos trabalhadores regulares, e muitos pensam que somente funcionários com carteira assinada tem esse direito.

Quem tem direito ao 13º salário:

– Trabalhadores regulares com carteira assinada
– Trabalhadores com contratos temporários por mais de 15 dias da mesma empresa.
– Aposentados e pensionistas do INSS e previdência pública, municipal e estadual.
– Empregados domésticos regidos por leis trabalhistas
– Trabalhadores avulsos com contrato direto com algum sindicato
– Trabalhadores rurais

Se você se encontra em uma dessas categorias, com certeza terá direito ao salário extra no final de cada ano. Caso a empresa não efetue esse pagamento você pode buscar auxílio no Ministério do Trabalho ou no Ministério Público do Trabalho.

Como calcular o 13º salário

Como falamos mais acima, o valor é calculado em cima de 1/12 avos de cada mês trabalhado por mais de 15 dias regulares. Por exemplo: Se Francisco ganha um salário de 700 reais mensais, em dezembro, ele terá direito a um salário extra no valor de 700 reais brutos sem os descontos de impostos que acontecem mensalmente. Caso Francisco trabalhe apenas 3 meses em um ano, basta fazer a conta :
Se 700 é o salário, a parcela mensal do décimo é de 58,333…
Se Francisco trabalho apenas 3 meses do ano, basta multiplicar 58,333 por 3 sendo:
58,333 x 3 = 175 reais equivalente ao 13º de Francisco daquele ano.

Se você não quer ficar fazendo contas, pode fazer os cálculos rapidamente através dessa calculadora eletrônica, acessando o link: http://www.calculador.com.br/calculo/decimo-terceiro#Resultado