Bandeira do Brasil Significado


O dia da Bandeira no Brasil é comemorado em 19 de novembro. Ela  foi criada em  1889  por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares, quatro dias    após a Proclamação da República sendo uma adaptação da  Bandeira do Império Brasileiro. Desde esta época sofreu muito poucas modificações.  Na primeira versão o escudo Imperial português  foi tirado de dentro do losango amarelo, e o círculo azul com estrelas na cor branca foi colocado em seu lugar. É uma das poucas bandeiras mundiais que não possui as cores vermelha e preta que significam:  guerra e  mortes.

As quatro cores de nossa bandeira representavam simbolicamente as famílias reais das quais  D.Pedro I era descendente, e alguns fatos históricos. As cores permaneceram , mas  com o tempo  informações foram suprimidas e houve uma nova adaptação feita pelo povo. Assim o verde que antes representava a Casa de Bragança passou a representar as matas, o amarelo que  simbolizava a casa de Hasburgo a qual fazia parte D. Leopoldina passou a significar as riquezas do Brasil, o azul o céu no Rio de Janeiro no dia da Proclamação da República, e o branco a paz que deve reinar no país.

Sua nova versão com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992. Foi incluído mais quatro estrelas (antes eram vinte e três). Estas novas estrelas representam os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia que antes eram territórios, e o Tocantins foi a divisão do Estado Goiás.

A Bandeira Nacional segue  normas específicas nas dimensões e proporções do seu  desenho. Com formato retangular, possui um  losango amarelo num fundo verde,  no centro deste losango há  uma esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*