Amitriptilina


A depressão é um dos problemas que mais crescem na vida da população brasileira, principalmente pelos fatores psicológicos negativos que a sociedade moderna causa.

O tratamento para depressão é muito sério e precisa ser sempre acompanhado de um médico, já que os remédios para reverter o problema são fortes e podem encadear alguns efeitos colaterais.

Um dos remédios mais indicados pelos médicos para o tratamento de depressão é a amitriptilina: substância presente em diversos tipos de medicamentos antidepressivos do mundo.

Conheça mais sobre a amitriptilina e tire as suas dúvidas.

Indicações

  • Tratamento de depressão;
  • Nos casos de enurese noturna quando a patologia de origem orgânica foi excluída.

Contraindicações

  • Não deve ser utilizada por quem demonstrou sensibilidade à substância;
  • De maneira nenhuma pode ser utilizada ao mesmo tempo do inibidor de monoaminoxidase, pois o paciente pode correr risco de morte;
  • Não é recomendado utilizar o medicamento no período de recuperação após infarto do miocárdio.

Efeitos Colaterais

Vale lembrar que os efeitos colaterais são sintomas que já foram relacionados ao medicamento devido a algum tipo de questão, mas que nem por isso significa que serão manifestados em todos os pacientes.

Cardiovasculares: acidente vascular cerebral, arritmias, sincope, hipotensão, hipertensão, taquicardia, infarto do miocárdio, entre outros.

Neuromuscular: distúrbios de concentração, delírios, alucinações, ansiedade, insônia, zumbidos, movimentos involuntários, entre outros.

Alérgicos: urticária, edema da língua e da face.

Hematológicos: púrpura, depressão da medula óssea.

Gastrointestinais: estomatite, alteração do paladar, diarreia, vômito.

Endócrinos: diminuição da libido, aumento das mamas, impotência.

Outros sintomas já foram identificados, como fraqueza, fadiga, tontura e sonolência.

O antidepressivo é um medicamento sério e para garantir a segurança e evitar a ação dos efeitos colaterais é fundamental seguir orientações médicas e só tomar o medicamento, caso seja receitado pelo profissional.

Posologia

A posologia ideal para tratar a depressão através do medicamento deve começar com um volume baixo e ser aumentada de maneira gradual, observando atentamente a resposta do estado clínico e os possíveis indícios de intolerância ao medicamento.

Atenção

Esse artigo foi elaborado para orientar as pessoas que receberam através de seus médicos a indicação de uso desse medicamento. Nunca tome nenhum tipo de medicamento por conta própria e visite sempre o seu médico para qualquer alteração ou informação a respeito do seu tratamento.