Você está aqui: Capa » Dicas » www.TJCE.Jus.Br

www.TJCE.Jus.Br


O advento da internet tornou nossa vida mais prática em diversas áreas, e atualmente chegou aos tribunais e a justiça. Agora ficou mais fácil para réus, advogados, vítimas e qualquer interessado ter acesso rápido a um processo.  O andamento de processos no estado do Ceará já pode ser verificado pelo site do Tribunal de Justiça do respectivo estado. A busca é bem detalhada e prática, entretanto, o interessado deve saber algumas informações a respeito para conseguir sucesso na sua busca. Primeiramente, deve-se conhecer se é um processo de primeiro ou segundo grau. Explicando em poucas palavras, o processo de primeiro grau configura-se por estar ainda na primeira fase, por não ter chegado ao fim, ou seja, logo assim que se dá entrada em uma ação para o juiz sentenciar, toda essa fase é primeiro grau.  Já o segundo grau é quando se entra com um recurso, ou seja, você não concorda com a decisão do juiz de primeiro grau e recorre para que os desembargadores revejam determinada decisão proferida.

tjce

Tendo essa informação, é possível consultar processos do primeiro grau nas Varas criminais, Fazenda Pública, execução penal e fiscal, crimes contra a ordem pública, infância e juventude, família, tóxicos, trânsito, júri, penas alternativas, falência, justiça militar, sucessões, recuperações extrajudiciais e registros públicos.  Já para consulta de processos do segundo grau há o “e-SAJ” na página do poder judiciário, que tem como objetivo facilitar a troca e acesso de informações e agilizar os trâmites através dos serviços da web voltados para cidadãos, réus, advogados, entre outros.

Para ter acesso aos processos é essencial conhecer no mínimo uma dessas informações: Nome da parte, número do processo, documento da parte, nome do advogado ou número na OAB. O buscador utiliza um desses dados para procurar o processo no banco de dados, por isso pelo menos uma dessas cinco informações torna-se obrigatória, e, diga-se de passagem, são básicas e de fácil conhecimento, sem ser necessária muita perda de tempo, mostrando-se um portal útil e prático. A consulta é bem ampla e completa, entretanto, há algumas restrições apenas para consulta de processos em segredo perante a justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top