Você está aqui: Capa » Serviços » www.Procon.SP.Gov.Br

www.Procon.SP.Gov.Br


Registrando Reclamações da Fundação Procon de SP

Quando compramos algum produto ou recebemos algum serviço, gostamos de ser bem atendidos. Mas nem sempre isso acontece, e ás vezes, medidas um pouco mais sérias são necessárias para poder fazer valer nossos direitos como consumidor. Mas, muitos ainda têm dúvidas sobre como proceder quando é preciso fazer o registro de reclamação de alguma empresa no Procon. Por isso, preparemos esse artigo para que você possa se guiar e entender como funciona.

O que é a Fundação Procon?

Presente em diversos estados e municípios, o Procon é uma fundação jurídica que tem como objetivo elaborar e executar as medidas de proteção e defesa do consumidor. É um órgão do poder judiciário que funciona tentando solucionar os conflitos entre consumidor e a empresa vendedora ou prestadora de serviço e caso não haja acordo, encaminha os casos para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local. O Procon foi criado em São Paulo no ano de 1975, e surgiu da ideia de auxiliar consumidores insatisfeitos a exigir seus direitos contra as empresas.

Como Registrar Uma Reclamação?

Para registrar uma reclamação, o consumidor poderá se dirigir até um posto de atendimento da fundação Procon SP. Para produtos e alimentos, é necessário levar o cupom fiscal de compra e em caso de produto com alteração (cor, mofo, cheiro) é necessário levá-lo também pois a embalagem fornece algumas informações importantes para o registro.

É possível registrar reclamação sobre: alimentos, assuntos financeiros, bloqueio ao telemarketing, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados. Leve seus documentos junto como RG e CPF, e todos os documentos possíveis sobre a empresa que será reclamada (extratos, contratos, negativa do médico em caso de reclamação sobre plano de saúde, folhetos publicitários em caso de reclamação sobre alguma promoção da empresa). Todos os contatos feitos com a empresa (como e-mails e protocolos de atendimento) devem ser levados também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top