Você está aqui: Capa » Dicas » www.Funesbom.Rj.Gov.Br

www.Funesbom.Rj.Gov.Br


A taxa de incêndio foi instituída desde o ano de 1997 seu pagamento é algo obrigatório para imóveis residenciais e não residenciais do estado do Rio de Janeiro. Esta arrecadação deverá ser realizada pelo corpo de Bombeiros através do chamado FUNESBOM – Fundo Especial do Corpo de Bombeiros.

A taxa de incêndio foi criada com o objetivo de gerar os investimentos e também reequipamentos do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo assim para toda a população um melhor atendimento para este tipo de situação.

Informações importantes sobre as taxas de incêndio RJ

Primeiramente este tipo de pagamento de taxa de incêndio é algo obrigatório, de acordo com o previsto através do Código de Tributos do Estado do Rio de Janeiro.

Caso não seja realizado o pagamento desta taxa de incêndio o imóvel fica colocado na chamada dívida ativa e ainda prevê a inclusão em órgãos de defesa do consumidor como o SERASA e também o SPC.

As taxas de incêndio costuma ser recalculada anualmente e por isso os contribuintes deverão sempre realizar a consulta das tabelas dos valores que são corrigidos pelos anos que forem recorrentes.

Como é cobrada a taxa?

A taxa é cobrada sobre as medidas das áreas construídas do imóvel, sejam elas residenciais ou mesmo comerciais, exclusivamente no estado do Rio de Janeiro.

Mesmo que o proprietário do imóvel possua boletos para pagamento e eles não estejam em seu nome mas você está morando no imóvel deverá ser o responsável por realizar o pagamento deste tipo de tributo. Já que esta taxa incide pela construção.

Quem está isento da taxa?

Deverão estar isentos do pagamento desta taxa de incêndio todos os imóveis que tiverem menos de 50 metros quadrados, além disto estão isentos dos valores os aposentados, pensionistas e também deficientes físicos, desde que possam ser proprietários ou mesmo locatários de um imóvel residencial apenas de 120 metros quadrados e que tenham rendimentos de no máximo cinco salários mínimos.

Para consultar o valor completo a ser pago basta acessar o endereço http://www.funesbom.rj.gov.br/ para ter todas as informações e ainda os dados de emissão de boleto.

4 comentários

  1. preciso de uma nova boleta para pg o banco nao esta aceitando esta com o pg atrasado
    rua elias da silva n 181 apt103 e104 fundos em nome de ana cristina da costa

  2. recebí notificação importante – estou em mora com prevenção e extinção de incêncios, ocorre que não estou, tenho comprovante dos últimos vinte anos de pagamento. sempre estive em dia. O que fazer para provar que sou correto. Obrigado Milton Baldanza

  3. cristiano bizerra santos

    nunca recebemos na residência essa taxa ;e de repente a taxa chegou sem termos conta de pagar esse valor minha que é viúva recebe um salario e agora apareceu essa conta que não pode ser parcelada de 416 reais fica difícil assim vocês podem me oriwntar por favor.muito obrigado

  4. Sempre pago as contas em dia :desta vez recebi conta de incendio de 2012 ,ontem ,simplesmente porque não me mandaram a conta no período devido.Aproveito para avisar que até a ´presente data não recebi a conta do ano vigente .Lembro ainda que esta conta não esta ainda em meu nome continuando em nome da empresa que construiu o prédio no SECULO PASSADO (SERVEN SERV. DE ENGENHARIA LTDA) embora todos os outros documentos considerem ser eu,Lenalda Peixoto Gazen a proprietária do imóvel em questão ,situado à Rua Primeiro de Maio número 23 apt. 1003,centro,Campos dos Goytacazes,cep 28035-145.De quem será a falha ?Certamente do consumidor honesto que não precisa ser notificado para pagar suas contas.

    Titulo :NOTIFICAÇAO IMPORTANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top