Você está aqui: Capa » Dicas » Saber o Número do PIS
Saber o Número do PIS

Saber o Número do PIS


O PIS Programa de Integração Social e o PASEP Programa de Formação de Patrimônio do funcionário Público possuem o objetivo de pagamento. Sua ordem pode variar de desemprego, abono salarial, contribuição em entidades públicas.

O número do PIS contém 11 dígitos, para efetuar seu cadastramento é necessário comparecer ao ministério do trabalho próximo da sua residência, levar CPF, RG, comprovante de residência e foto 3X4. A partir do processo da carteira de trabalho, você já terá automaticamente o número do PIS disponível em seu nome.

Pagamentos por ordem bancária ou em outro tipo só são efetuados mediante ao número do PIS fornecido para o pagador, para retirá-lo no banco é necessário apresentar a carteira de identidade (RG).

Para descobrir o seu numero do PIS você pode procurar qualquer agencia da caixa econômica e consultar lá junto com algum atendente ou também existe a opção de consulta pela internet acessando o site http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html, abrirá uma página para preencher alguns dados, se você já tiver o número, ao final quando apertar confirmar, seu número estará disponível.

Mas é fácil saber se tem ou não, se você já tirou a carteira de trabalho, você tem o número do PIS/PASEP. Caso você tenha a carteira em mãos, poderá localizar esse número no verso. Com o PIS você também pode consultar seu FGTS e saber se tem como resgatar algum dinheiro.

Qualquer coisa ligada a trabalho com carteira assinada envolve o PIS. Geralmente o serviço também pode ser feito em caixas eletrônica, nas agências Caixa Econômica Federal, mas pode ser um pouco difícil para achar a opção, então procure um dos atendentes para ajudar.

Não há outras formas de encontrar o número do PIS até então, somente por site, agência bancária da Caixa Econômica e pela carteira de trabalho. Lembrando que é fundamental ter o PIS, você pode participar de provas de concursos públicos como fiscal ou aplicador, mas só receberá através do número.

Não perca tem e procure logo o ministério do trabalho para adquirir seu PIS/ PASEP e utilize as diversas vantagens oferecidas por esse serviço.

Um comentário

  1. JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI

    EMPRESAS NÃO CONSEGUEM RECOLHER O FGTS (agost/2013)

    Já a algum tempo as empresas tem enfrentado problemas para a emissão dos novos números de PIS pela Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela emissão deles.E sem o número do PIS as empresas não conseguem recolher o FGTS dos funcionários.

    Antes o prazo era de cinco dias úteis para a emissão do número do PIS, porém, agora está passando de quinze dias. Somente depois que sai esse número é que as empresas conseguem recolher o FGTS dos funcionários. E acaba recolhendo esse FGTS com juros e multa, justamente pela demora na emissão desse número pela Caixa Econômica Federal.

    Ou seja, recolhe com juros e multa por uma culpa que não é da empresa, mas por demora do órgão público em emitir esse número É justo isso???!!!! Ou isso não seria mais um “incentivo” para as empresas não registrarem os funcionários novos que estão entrando no mercado agora, e que portanto não tem número do PIS ainda???!!!

    Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top