Ponto Russo Passo a Passo


O ponto russo é uma técnica muito especial de bordado que exige principalmente concentração de quem o faz. Porém, não é tão difícil de fazer como muitos pensam, é só pegar a prática que a tarefa se torna bem simples. Os bordados de ponto russo tem sido muito procurados por clientes e por isso o mercado está ótimo para as pessoas que conseguem fazer essa técnica.

ponto-russo-passo-a-passo

Para fazer um bordado com ponto russo, é preciso alguns materiais especiais:

1 – 1 agulha
2 – 1 bastidor
3 – Tecido étamine de qualquer cor

Instruções

1 – Primeiramente, separe todos os materiais necessários. A agulha tem que ser de número 10, a linha deve ser longa e não muito fina – deve ser a mesma linha utilizada para fazer rosa cruz. O bastidor deve ser de forte fixação e a tesoura pode ser qualquer uma de sua preferência. Não esqueça de escolher um desenho bem bonito que será reproduzido no tecido étaime. Separe também um lápis e um pincel da cor que preferir. O tecido não deve ser muito fino, já que terá de suportar uma impressão quente do desenho.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

2 – O desenho deve ser feito no avesso do tecido. Se optar por palavras ou números, escreva-os ao contrário.

3 – Estique o tecido sobre o bastidor. Preste muita atenção pois o desenho deve estar para cima e o bordado será feito no avesso.

4 – Corte dois metros de linha, e separe em duas partes. Passe a linha duas vezes pelo buraquinho da agulha, é necessário que sobre cerca de três centímetros de linha no passa-linha.

5 – Vamos dar início ao bordado. Comece por cima da linha do desenho, tentando fazer de uma só vez, sem tirar a agulha várias vezes do pano. A ponta diagonal da agulha deve estar direcionada para frente.

6 – Borde todo o contorno do desenho escolhido para depois fazer o preenchimento dele. Brinque com as cores, uma boa opção é colocar cores mais escuras perto das bordas e no preenchimento, mais claras.

7 – Se errar na primeira vez, não tem problema pois é muito normal. Pratique até chegar ao Ponto Russo desejado e perfeito. Se concentre e tente várias vezes. O resultado será gratificante.

One comment

  1. estou iniciando ‘aprendendo” esta técnica surgiram duvidas valeu suas dicas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*