Você está aqui: Capa » Dicas » O que é Técnico em Logística?

O que é Técnico em Logística?


Você já pensou em ser um Técnico em Logística? Pois essa profissão pode render ótimos resultados caso você tenha as habilidades necessárias para atuar na área. Mas, afinal, o que faz um Técnico em Logística? Bom, esse profissional é responsável pelo planejamento de estoques e pela movimentação apropriada de materiais.

As funções de um Técnico em Logística também incluem a compreensão de relatórios gerenciais e a elaboração de documentos, bem como a interpretação das informações apresentadas nestes. Além disso, se você se capacitar como Técnico em Logística, você terá outras obrigações, como atender aos clientes e implantar procedimentos de segurança, higiene e qualidade no sistema logística do seu ambiente de trabalho.

Perfil do Técnico em Logística

Assim como qualquer outro curso, a especialização de Técnico em Logística exige que os alunos tenham características recomendadas para quem deseja se formar na área e ter bastante sucesso profissional.

Flexibilidade e disponibilidade para viajar é imprescindível. O domínio de outros idiomas também facilita o trabalho e pode gerar ótimas oportunidades de subir na carreira. Por sua vez, conhecimentos de informática são indispensáveis, devido às funções que você terá como Técnico em Logística.

Como você também precisará ajudar na criação de laudos, relatórios, planos e perícias, a habilidade de organizar dados fará uma grande diferença em seu cotidiano. Um bom Técnico em Logística deve incorporar novas tecnologias nos documentos citados, além de não ter problemas para se comunicar verbalmente ou para se expressar por meio da escrita.

O perfil de um Técnico em Logística ainda inclui a capacidade para gerenciamento e para interpretação de diretrizes de planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Essas diretrizes são aplicáveis à gestão organizacional.

Campo de atuação do Técnico em Logística

Em geral, esse tipo de técnico pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, incluindo fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas, que requerem um trabalho específico de logística. Dependendo da demanda, é possível encontrar oportunidades de emprego em portos, aeroportos, empresas de transporte, entre outras opções.

Você deve estar apto a dar o suporte necessário para decisões do processo de seleção de fornecedores e da compra de materiais, que podem ser locais ou internacionais, sempre considerando a qualidade dos produtos, a disponibilidade dos insumos em questão e a diminuição de curtos para a sua empresa.

A atuação de um profissional da área também requer conhecimentos de distribuição de produtos, visto que a administração de estoques é uma das principais atividades de quem se especializa em logística.

Formação para ser um Técnico em Logística

Um curso de qualidade para a formação de técnicos especializados em logística deve proporcionar os ensinamentos necessários para que os alunos saibam como elaborar sistemas de logística e buscar soluções para o envio, o recebimento e o armazenamento de mercadorias.

O aprendizado de resoluções de problemas ligados a administração também deve fazer parte do currículo de um curso para formar Técnicos em Logística, que precisa de conceitos de contabilidade e informática para que os estudantes tenham condições de estar preparados para situações práticas. Portanto, a formação na área consiste nas seguintes disciplinas: tecnologia da informação e comunicação; matemática aplicada; planejamento e controle dos processos logísticos; produção e distribuição; programação e controle de suprimentos; entre outras.

Além de cursos técnicos em logística, há opções de graduação tecnológica e até bacharelado nesse campo de atuação. Quem estudar Administração, Economia ou alguma Engenharia também terá noções de logística.

O salário para Técnicos em Logística tende a variar de acordo com cada região e conforme o porte da empresa. Claro que a qualidade do seu trabalho é um fator importante, mas o salário inicial oscila entre dois e quatro salários mínimos para quem tem nível técnico ou é formado em cursos tecnológicos, cursos de Administração ou Economia. E se você se aperfeiçoar e fizer um curso mais avançado, a chance de receber um salário maior será mais alta.

No caso de quem faz alguma graduação em Engenharia, o salário inicial costuma variar de seis a oito salários mínimos. Portanto, recomenda-se estudar bastante para que a recompensa financeira seja a mais próxima daquilo que você deseja como Técnico em Logística.

Qual é a sua opinião sobre a área de logística? Se você possui alguma experiência como Técnico em Logística, comente a atual situação do mercado de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top