Você está aqui: Capa » Ensino » Moodle UFBA

Moodle UFBA


A Universidade Federal da Bahia possui um ambiente online usando a plataforma Moodle, uma plataforma gratuita e de código aberto projetada para criar um ambiente de aprendizagem online. O Moodle é muito usado pelas universidades federais do Brasil e programas de educação online do governo brasileiro.

O Moodle da UFBA pode ser encontrado no endereço www.moodle.ufba.br e é usado em turmas totalmente online e também como uma plataforma para turmas presenciais compartilharem material, trabalhos e fazer atividades em conjunto em um ambiente virtual.

Como Funciona o Moodle UFBA

O Moodle é um sistema de módulos. Ele pode ser construído centrado em um fórum de debates na página principal, organizado em módulos semanais com datas de início e conclusão das atividades e em tópicos, onde cada assunto tem uma página própria com fóruns específicos e espaços para distribuir materiais.

A UFBA dá auxílio aos tutores que precisam usar o Moodle UFBA. O projeto EAD da universidade oferece atendimento individual para esclarecer como usar o Moodle. Os tutores são aqueles alunos ou professores que possuem autorização para a edição do Moodle. Para aqueles que são apenas usuários, o Moodle é bastante fácil de entender e intuitivo para usuários, mas caso você ainda se sinta inseguro, o Moodle tem tutoriais.

Acesse o Moodle UFBA em www.moodle.ufba.br e encontre o menu de tutoriais na barra esquerda, abaixo do menu institucional. O tutorial do Moodle voltado para alunos da universidade (http://videos.proged.ufba.br/Tutorial_Aluno.htm) ensina como se cadastrar na plataforma, como enviar mensagens, o que é essencial fazer no primeiro acesso, como navegar nos cursos e quais os tipos de atividade e como cada uma funciona.

O Moodle da UFBA possui cinco categorias de atividades que o aluno pode ou deve, dependendo das exigências do curso, fazer para potencializar seu aprendizado. Essas atividades são: Fórum, espaço para discussão sobre a matéria entre os alunos e tutores; Glossário, um módulo de consulta aonde os tutores colocam todas as definições necessárias para aquele curso; Diário, espaço para o aluno gravar seus pensamentos e fazer as anotações diárias sobre o curso, as matérias dadas, os vídeos vistos e as discussões feitas; Chat, um bate-papo com todos os que estão conectados ao Moodle para debate ou resolução de problemas em tempo real; e o Livro, um módulo aonde os tutores colocam o material didático.

Um comentário

  1. Não recebi o e-mail para ativar minha conta, poderia me ajuda ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top