Você está aqui: Capa » Dicas » Marcar Vistoria do Detran RJ

Marcar Vistoria do Detran RJ


A vistoria dos veículos é um processo de fiscalização que, sendo efetuado pelo órgão competente – o Departamento de Trânsito Estadual de cada estado brasileiro –, visa verificar se os veículos atualmente em circulação cumprem as normas e requisitos que são obrigatórios pela legislação em vigor.

No caso do estado do Rio de Janeiro, este procedimento de caráter mandatório pode ser agendado de duas formas distintas: através da consulta ao endereço do DETRAN na internet – http://www.detran.rj.gov.br – e, em seguida, escolha da opção de Agendamento Eletrônico Vistoria RJ’. Como alternativa, o agendamento pode igualmente ser realizado pelo telefone, sendo que os números são (21) 3460 4040 para a capital do Rio de Janeiro e o 0800 020 4040 para todas as regiões interiores do estado.

Para que se possa realizar a vistoria do veículo, é necessário que o seu proprietário apresente os seguintes documentos: comprovante de residência, cadastro de pessoa física (CPF), documentos originais do veículo a ser vistoriado e a sua carteira de identidade – que pode ser substituída, caso necessário, pela carteira nacional de habilitação (CNH).

É importante relembrar que a vistoria dos veículos remete também para um calendário especificamente estruturado de acordo com as placas e que, tal como as demais informações respeitantes a este procedimento (incluindo os aspectos do veículo que são alvo de fiscalização), podem ser igualmente consultadas no endereço do Detran na internet.

Por norma,  o processo de vistoria incide sobretudo no sistema elétrico – nomeadamente em termos dos fios, cabos e baterias – e, nesse sentido, a verificação implica aferir o estado global do automóvel. No caso do sistema de iluminação, este é alvo de inspeção no que respeita aos faróis principais (de que são exemplo os faróis de neblina), aos faróis de longo alcance, luzes piloto e lanternas de iluminação presentes na placa traseira.

Por outro lado, a vistoria do sistema de sinalização é também executada e, nesta lógica, são verificadas todas as lanternas do veículo neste procedimento. Assim, os equipamentos obrigatórios – como sejam a buzina, o velocímetro, os espelhos retrovisores e os limpadores de para brisa – devem encontrar-se em conformidade com a legislação a fim de serem validados no dia em que o veículo for submetido ao processo de vistoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top