Você está aqui: Capa » Ensino » Extrativismo Animal no Brasil

Extrativismo Animal no Brasil


O extrativismo é a exploração de recursos naturais: minerais, vegetais, animais. Trata-se de uma das atividades mais antigas da história da humanidade, com papel indispensável para a sobrevivência do homem.

extrativismo-animal

O extrativismo animal é a caça de animais e a pesca feita com finalidade de comercialização e geração de lucros. O extrativismo animal no Brasil é uma atividade muito importante, responsável pela geração de empregos diretos e indiretos e pelo desenvolvimento econômico de diversas regiões. Há locais onde a principal atividade econômica é a pesca, principalmente em regiões litorâneas.

Pesca e aquicultura são responsáveis pela produção de mais de 1 milhão de toneladas por ano, gerando mais de 5 bilhões de reais. Essa atividade emprega quase 1 milhão de profissionais direta ou indiretamente. Dada a extensão da costa litorânea, pesca e aquicultura continuam com a amplo potencial de expansão.

As atividades de extrativismo animal são fiscalizadas rigorosamente pelo IBAMA. Os profissionais que atuam diretamente com o extrativismo necessitam de autorização prévia e são monitorados periodicamente com o objetivo de garantir a exploração adequada, permitindo a continuidade da exploração dos recursos naturais.

Mas, hoje ainda temos muitos problemas com as atividades irregulares de extrativismo: captura de animais selvagens, comercialização de peixes em extinção, desrespeito às épocas de procriação. Embora o IBAMA tente atuar nas diversas regiões, muitos não conhecem os impactos do extrativismo freqüente ou, simplesmente, ignoram a necessidade de controle das atividades. Isso prejudica a continuidade dessa atividade econômica a médio e longo prazo.

A caça, por exemplo, é proibida na maioria das regiões, exceto nas reservas indígenas. Já a pesca deve evitar as épocas de reprodução e também o tamanho ideal dos peixes. Se essas regras não são respeitadas, o extrativismo começa a ameaçar o desenvolvimento econômico e pode acarretar problemas ambientais como a extinção de espécies e a redução da biodiversidade.

O extrativismo animal é importantíssimo para a economia do País, mas é preciso que a população de conscientize mais dos impactos e que os órgãos fiscalizadores consigam exercer melhor seus papéis, tanto em termos de leis quanto em termos de punições para os que desrespeitam as boas práticas para garantir a continuidade do extrativismo animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top