Como Controlar a Ansiedade e o Nervosismo


Primeiramente, é importante identificar o que causa essas doenças, que são  chamadas de psicossomáticas, e podem influenciar na saúde do corpo de uma maneira intensa. As tensões e ansiedades são reconhecidas como geralmente a causa de doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais.

stress

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria a ansiedade se caracteriza por uma preocupação excessiva com situações de nosso dia-a-dia. É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, por muitas vezes sem motivo, de que algo desagradável está para acontecer.

Causas

Existem várias e diferentes causas que podem desencadear estes problemas, porém podemos listar alguns como: pressões do dia-a-dia, problemas em casa ou no trabalho, ocasiões especiais, multidões, poluição sonora, dor, tráfego, temperaturas extremas, excesso de trabalho, falta de sono, tabagismo, álcool, stress.

Sintomas

Dentro vários sintomas também, que surgem de pessoa para pessoa, está a depressão, ansiedade, irritabilidade, fadiga crônica, baixa tolerância ao estresse, esgotamento nervoso, insônia, ataques de pânico, incapacidade de relaxar, sentir dores no estômago que provocam náuseas ou problemas digestivos, aumento na pressão sanguínea, palmas das mãos suadas, tiques nervosos, músculos tensos, tremedeira. A pessoa não consegue se concentrar, não consegue reter informações, fica mal humorada e pessimista.

Como se tratar

Usualmente as pessoas que sofrem destes males buscam por opções naturais como buscar auxílio de um psicólogo, que ajudam a pessoa a entender o problema e as incentivam a buscar por si só a resolução destes. Outras sugestões são pensar positivo em cada situação, desviar a atenção, pensar em outras coisas ajuda a descansar a mente. Buscar um conselho amigo é uma ótima opção. Exercícios físicos como natação, corrida, academia te ajuda a pensar melhor. Mudança na alimentação é necessária para ajudar a restabelecer um sistema imunológico abatido.  Comer frutas e legumes, vegetais crus, nozes e sementes são extremamente importantes. E tomar bastante vitamina C. Chás de ervas naturais como : ginkgo biloba, equinácea, mirtilo, nepenta, camomila, lúpulo, valeriana são muito úteis, pois podemos aproveitar suas propriedades medicinais.