Como Abrir Uma Empresa?


Está cada vez mais fácil começar um negócio próprio, entretanto, isso não significa que você não deve ter inúmeros cuidados para que a abertura da sua companhia aconteça do jeito desejado. Saber como abrir uma empresa é importante antes de qualquer atitude, pois a sua preparação vai te ajudar a evitar erros durante o processo.

Para você estar devidamente preparado, estabeleça um plano de negócios, que deve considerar seus objetivos e um levantamento de informações necessárias para a criação do empreendimento. Ao formar seu plano, não se esqueça de determinar o setor de atividade, o sistema tributário e a origem do capital que você pretende investir no negócio.

Outro aspecto que não pode faltar no planejamento é a análise do mercado, para que você tenha mais precisão ao desenvolver estratégias eficazes. Em geral, um bom plano de negócios contém dados referentes ao público-alvo, bem como resultados de estudos de tendências, identificação da concorrência, avaliação de possíveis fornecedores e análise de riscos.

Confira tudo o que é necessário para abrir uma empresa

Documentação

A abertura de uma empresa também requer alguns documentos, que costumam variar de acordo com o tipo de empresa, que pode ser desde uma microempresa até uma companhia de porte maior. Você terá que definir se abrirá o negócio sozinho ou em sociedade. Caso opte pela segunda alternativa, será necessário formalizar a sociedade a partir de um contrato social, que é o documento com os direitos e deveres de cada pessoa, além de especificar normas de relacionamentos entre os sócios e entre a sociedade e terceiros.

O mais recomendado é consultar um contador para você se certificar do preenchimento de todos os documentos. Além disso, o contador escolhido poderá auxiliar você na hora de lidar com o sistema tributário do empreendimento e quando você tiver que se programar para pagar impostos e efetuar balanços mensais.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Por sua vez, a elaboração do contrato social pode ser feita com a ajuda de um advogado, que também evitará a ausência de outros documentos exigidos para abrir a empresa. Um advogado também é útil porque esse profissional pode te manter informado a respeito das leis trabalhistas, a fim de permitir a regularização da companhia.

Os documentos mais comuns exigidos para a abertura de empresas são: CPF, RG, IPTU do imóvel, comprovante de endereço, laudo de Corpo de Bombeiros, entre outros que variam conforme a natureza da empresa. Por isso, informe-se para saber exatamente quais documentos são necessários para a sua empresa e para entregar a documentação de maneira correta, ou seja, fazendo a autenticação de cópias dos documentos exigidos.

Registro

Não deixe de registrar a sua marca o quanto antes, para evitar transtornos em função de troca do nome caso alguém já tenha registrado o nome que você queria. O mesmo vale para a compra de um domínio na internet. Mesmo que seu site não seja muito elaborado, é fundamental garantir o domínio para que você divulgue informações na web sem preocupações relacionadas ao registro da empresa no meio virtual.

Tanto atividades empresariais individuais quanto em sociedade devem registrar a empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial; Receita Federal; Previdência Social; Prefeitura; Sindicato; e Secretaria da Fazenda do Estado, para contribuintes do ICMS. As empresas criadas em sociedade devem ainda registrar o contrato social na Junta Comercial.

Licenças

Toda empresa precisa de licença para funcionar legalmente. A natureza da atividade que você colocará em prática por meio da sua empresa vai determinar o tipo de licença. Por exemplo: há empresas que devem ter licenças ambientais, como indústrias. Em geral, você só pode abrir a empresa após ter as licenças necessárias, o que costuma levar aproximadamente 40 dias, dependendo da companhia e do tipo de licença.

Serviço de marketing

Também é aconselhável investir em um bom serviço de marketing, pelo qual você terá condições de divulgar sua empresa com mais agilidade e de maneira prática. Como existem serviços de marketing para os distintos tipos de empresas, basta selecionar uma empresa capaz de desenvolver e aprimorar a logomarca e criar estratégias de divulgação de produtos e serviços levando em conta os seus interesses e as suas condições iniciais.

Comments are closed.