Você está aqui: Capa » Dicas » Classicismo Contexto Histórico

Classicismo Contexto Histórico


Durante o período entre 1400 e 1650 a Europa presenciou o surgimento de um movimento artístico que resultou na transformação de diversas ideologias e conceitos do homem daquela época, interferindo em áreas como a filosofia, a fé e a política. Esse movimento é conhecido atualmente como Renascimento. Esse nome é concedido pelo fato da respectiva escola buscar uma retomada das características artísticas e ideais da Grécia antiga. O classicismo é tratado como a real forma do renascimento, que se originou principalmente do intercâmbio cultural que começou a ocorrer entre o ocidente e o oriente, naquela época. O aperfeiçoamento e profissionalização da imprensa juntamente com a urbanização foram importantes fatores para que a ideologia do classicismo se desenvolvesse.

classicismo

Na concepção da arte, o termo “clássico” refere-se à busca pela perfeição estética. A riqueza e atenção aos detalhes e o trabalho desgastante nas obras envolvendo o classicismo mostram um fator que Friedrich Nietzsche determinou como: rigor na pureza da forma e a busca pelo equilíbrio. Contrário ao estilo romântico, que pretendia maior ligação emocional e liberdade nas suas obras, os artistas clássicos comprometem-se com o modelo de pensamento da Grécia antiga, com base no estudo do famoso filósofo Aristóteles, aluno de Platão.

Dentre as diversas características do classicismo, temos que observar as principais, como a procura do homem universal, aonde o homem clássico começou a compreender o equilíbrio do universo e o  equilíbrio entre a razão e a emoção. Além da leitura, onde surgiu o verso decassílabo, a oitava rima e o soneto, estes foram protagonizados pelo poeta português Sá de Miranda. A procura pela perfeição estética e numérica também é freqüente, como podemos observar na obra “os Lusíadas”, de Camões, considerada a obra mais importante no seu respectivo período, e uma das mais importantes da história, sem dúvida.

É importante observarmos o quão importante foi o classicismo para a evolução das artes, tanto das obras no teatro como na literatura. Foi um período muito importante de rompimento de barreiras e quebra de tabus para o homem na época. Rever paradigmas e mudar conceitos de uma cultura é algo muito difícil para qualquer movimento, entretanto, podemos observar o quão importante foi o classicismo para evolução da história e da literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top