Caminhada para Emagrecer


Cada corpo reage de forma diferente a dietas, por isso, nem sempre você consegue ficar em forma somente com o controle do que você come. Uma dieta balanceada aliada à prática regular de atividades físicas é ideal para a perda de peso. Caso você não tenha interesse em praticar esportes ou pegar pesado na academia, que tal recorrer a uma caminhada para emagrecer?

Só para você ter uma ideia da importância de caminhadas frequentes, saiba que é possível emagrecer e reduzir o tamanho da barriga até mesmo sem fazer dieta. Isso mesmo, aproximadamente uma hora de caminhada todo dia pode ocasionar a perda de cerca de 240 calorias, resultando na queima de uma média de 1 kg a cada mês, desde que seja disciplinado e caminhe em um ritmo acelerado, mas sem exagerar.

Claro que você pode perder até mais que 1 kg por mês se seguir uma dieta saudável. A simples redução do consumo de pão branco, arroz, batata e doces colabora para o emagrecimento. Porém, não se esqueça de consultar um profissional qualificado antes de começar seu plano para emagrecer, pois caminhar de forma errada e seguir dietas inadequadas pode prejudicar a sua saúde.

Benefícios e cuidados

Um dos benefícios da caminhada é o aumento do metabolismo, o que provoca a perda de peso tão sonhada por você. Além disso, caminhar é vantajoso para aprimorar a circulação sanguínea e o sistema cardiorrespiratório. Por conta desses fatores, o emagrecimento a partir de caminhadas gera um aumento no seu bem-estar.

Se você não tiver alguns cuidados, as vantagens acima irão por água abaixo. Portanto, evite caminhar sempre no mesmo ritmo e sem mudar o local de caminhada. Terrenos diferentes forçam você a ter um empenho maior, o que previne a habituação do seu corpo e evita dificuldades para perder peso. Sendo assim, mude de velocidade e de trajeto após cada mês, com a finalidade de estimular o corpo a se esforçar mais. Por exemplo: em vez de continuar a andar em um parque plano, opte por locais com subidas, depois de ter se acostumado a caminhar de um jeito específico.

Dicas de caminhada para emagrecer

1. Conforto

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Ao se preparar para caminhar, lembre-se de usar roupas, calçados e adereços confortáveis. Dê preferência a peças leves e que facilitem a movimentação, inclusive durante os alongamentos antes e depois da caminhada. Tênis muito usados, por exemplo, podem causar lesões na sua coluna e dores nas pernas, pois o solado gasto não é propício para caminhadas. Por sua vez, roupas apertadas demais provocam celulite, devido à dificuldade de circulação sanguínea e de irrigação das células, que ficam inflamadas;

2. Local

O lugar onde você caminha deve ser adequado para esse tipo de atividade. É o caso de parques e locais arborizados, sem que a circulação de pessoas esteja muito grande. Evite andar em rodovias ou em ruas movimentadas e por onde passem ônibus. Carros, motos e até bicicletas também podem provocar riscos se você dividir espaço com eles e não prestar atenção;

3. Alimentação

Não caminhe de estômago vazio, pois isso pode prejudicar o seu bem-estar durante o exercício. Só não exagere na quantidade ingerida na refeição antes da caminhada, pois comer demais pode fazer você passar mal. E lembre que hidratar o corpo é imprescindível para a sua saúde, logo, leve uma garrafa de água mineral para beber durante a atividade física;

4. Horário

Ao escolher caminhar durante o dia, não se esqueça de passar filtro solar no corpo, mesmo que o dia não esteja ensolarado. Caso os raios solares estejam muito quentes, interrompa a caminhada. Já durante a noite, o maior cuidado diz respeito à sua proteção, visto que alguns locais são menos seguros à noite. Porém, é bom caminhar no período noturno porque os níveis de açúcar no sangue e a gordura corporal caem se você caminhar cerca de 30 minutos após o jantar;

5. Ritmo

Suas caminhadas devem durar aproximadamente 40 minutos. Procure alternar os dias para o corpo ter tempo de se recuperar do esforço físico. Lembre-se de maneirar nos primeiros minutos, acelerando o passo depois que o corpo estiver devidamente aquecido. Quando a caminhada estiver no fim, reduza o ritmo e respire mais profundamente do que antes.

Você costuma caminhar para emagrecer? Quais outras dicas são válidas para a perda de peso por meio de caminhadas?

Comments are closed.