Benefícios da Natação


Uma das fórmulas excelentes para envelhecimento tardio poderá estar na natação, alguns especialistas acreditam que as braçadas frequentes nas piscinas podem ajudar nas capacidades circulatórias e cardiorrespiratórias o que poderá desenvolver músculos, além de dar muito mais flexibilidade, resistência, melhorar as capacidades de raciocinar e até mesmo recuperar movimentos. O equilíbrio de coordenação motora é algo muito interessante e, além disso, o exercício poderá ajudar consideravelmente a controlar níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Por que optar pelo exercício.

Com a natação os pulmões costumam liberar oxigênio no sangue e o coração, bem como a melhora e condições das células. Os sinais de idade podem demorar a aparecer. A grande diferença na saúde e no condicionamento acontece para quem percorre entre 3 a 5 quilômetros por semana, podendo chegar a mais de 20 anos de longevidade a mais.

Um estudo realizado recentemente na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, com nadadores que tem mais de 25 anos, mostra que eles perdem menos massa muscular com o passar dos anos, possuem artérias que são mais saudáveis, reflexos mais rápidos, e uma melhor memória do que a média de pessoas da mesma idade.

As velocidades de transmissão de estímulos nervosos de um nadador de 80 anos é a equivalente de uma pessoa considerada 30 anos mais jovens. A pressão arterial e os batimentos podem ficar mais estáveis.

É claro que todo o bom resultado depende de algumas regras, como por exemplo, a regularidade e intensidade do exercício. Para muitas pessoas a natação melhora consideravelmente a qualidade de vida das pessoas, os resultados dos exames de sangue e também a capacidade de subir ladeiras e escadas aumentam bastante.

Para os idosos

De acordo ainda com geriatras, os idosos deverão apenas ter alguns cuidados começando de forma leve, até mesmo o corpo de habituar, verificar também se a temperatura da água estiver próxima  da corporal, os mais velhos podem estar mais sujeitos ao choque térmico e também a alteração de umidade, é preciso ainda ter cuidado ao entrar e sair da piscina para não escorregar no piso e se machucar. Apesar disso o exercício é extremamente recomendado.